Os 10 Mandamentos de um bom podcast

Os 10 Mandamentos de um bom podcast

“Vou criar um podcast para mim ou minha empresa!” Se a sua intenção com ele for mais que apenas um hobby, as primeiras perguntas que surgirão logo após esta brilhante e empreendedora ideia devem ser: 

  • Como criar um podcast de qualidade
  • Que cuidados devo tomar para que meu podcast seja atraente a possíveis ouvintes? 


As respostas podem variar dependendo do programa que você quer criar ou do público que quer atingir, mas existem certos pontos, técnicos ou criativos, que todo podcast profissional deve cumprir – caso contrário, nem vale a pena sair do papel. Podemos chamar esses pontos de mandamentos do podcast e vamos apresentá-los a seguir para que você garanta todos eles antes de apertar o botão do rec e começar a falar.

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01. conheça a si mesmo e seu público

Esse mandamento é a pedra fundamental não apenas de um podcast, mas de qualquer veículo de comunicação. Antes de sair falando, é preciso saber o que falar e, tão importante quanto, com ou para quem falar. Reflita sobre as perguntas abaixo e procure responder SINCERAMENTE para si mesmo:

  • Quem é meu futuro ouvinte? Qual é o seu perfil (médias de idade, região onde mora, gênero, poder aquisitivo e outros dados que possam ser relevantes para você)?
  • Já existem podcasts sobre o assunto que pretendo abordar? O que eu tenho para falar de tão relevante ou inédito que se diferencie dos outros veículos que abordam o mesmo tema para que eu agregue algo aos interessados?

 

02. Estabeleça uma periodicidade e CUMPRA, não importa o que aconteça

O próximo passo (não, ainda não é gravar o seu primeiro episódio) é definir de quanto em quanto tempo sairá cada episódio do seu podcast – será semanal? quinzenal? mensal? diário? A sua disponibilidade de tempo (prepare-se para dedicar algumas horas da semana para isso) e a quantidade de assunto é que definirão isso.

Digamos, por exemplo, que seu podcast será semanal e sairá sempre às segundas-feiras. A partir do momento em que isso foi definido e o primeiro programa foi publicado, você firmou um compromisso inadiável e incancelável, que precisa ser cumprido a todo custo: faça chuva ou faça sol, você precisa ter um episódio novo no ar toda segunda-feira. O contrário disso trará um descrédito ao seu público que será muito difícil de reverter…

 

03. Elabore duas pautas: de assunto e de conteúdo

“Mas não é a mesma coisa?” Não. A pauta de assunto é, na verdade, uma lista dos temas que seu podcast poderá abordar ao longo dos episódios. Elabore essa lista e, depois, organize-a de acordo com a ordem que cada tema deverá ser abordado ao longo deles (“no primeiro episódio vamos falar desse tema aqui, no segundo episódio falaremos daquele outro…”). Recomendamos que sua lista tenha, pelo menos, 10 itens para começar.

Depois que sua pauta de assunto for elaborada, é hora de pensar na pauta de conteúdo para cada item – essa sim é a pauta que você estava pensando no início. “Disseque” o assunto do episódio em tópicos que devem ser abordados ao longo do programa por você e/ ou seus co-apresentadores e convidados.

O assunto da elaboração de pauta para os episódios é mais amplo e complexo do que essas poucas palavras e envolve também outro tópico importante de um podcast, que é o formato a ser adotado no programa. 

 

04. Formato: não reinvente a roda se a roda que já existe te atende

Mesa redonda, monólogo, entrevista, storytelling, dramatização… Tantas experiências de formato para podcast já foram feitas e muitas mais continuam sendo colocadas em campo. É possível que um deles já atende perfeitamente às necessidades de seu programa. A não ser que você já tenha elaborado um formato realmente original até o momento e ele seja a atração do programa (ou uma atração à parte), escolha o modo como os episódios serão conduzidos de acordo com a necessidade de seu conteúdo e vamos em frente.

A definição do formato, associada à elaboração da pauta de conteúdo, é um momento interessante para definir um recurso importante: a definição dos blocos. Seu conteúdo, dentro do arquivo que consiste o episódio, pode ser “distribuído” em blocos com durações definidas, divididos por algum recurso de áudio (uma vinheta, troca de músicas de fundo ou o que mais puder ser imaginado para a “estética” do programa). O uso de blocos evita que o ouvinte se canse do episódio com essa avalanche de conteúdo sendo despejada ininterruptamente em seu ouvido. 

 

05. À frente do microfone, converse, não leia

Esse talvez seja o ponto mais difícil para quem inicia sua primeira viagem no universo dos podcasts. Falar ao microfone pode ser intimidador para algumas pessoas que, na hora que abrem a boca, falam de forma “travada”, formal, como se estivesse lendo um texto (alguns mais aterrorizados com o momento podem realmente “ditar” um texto pré-escrito). 

Não seja essa pessoa. Sei que é muito fácil apenas falar para não ser, mas não se desestimule com isso. Falar com naturalidade ao microfone requer prática, mas também é mais fácil do que aparenta. Experimente pegar o gravador do seu celular e gravar alguns pensamentos aleatórios, imaginando-se passando um áudio no WhatsApp para alguém. Esse tipo de naturalidade surge em pouco tempo também quando estiver gravando seus programas.

Isso pode parecer apenas um detalhe, mas é preciso que o ouvinte sinta-se próximo de você. Podcast é conversa quase íntima entre quem fala e quem ouve e quem fala tem a responsabilidade de falar de forma acolhedora dentro do assunto abordado (de forma empolgada ao falar de esportes ou cultura pop ou de forma mais serena em um programa de meditação e bem-estar, por exemplo). Esse acolhimento não surge quando você fala como um apresentador de telejornal. Pratique e veja os resultados em pouco tempo.

 

06. Garanta a qualidade do áudio

O conteúdo do seu podcast pode ser original e extremamente relevante para seu público, mas de nada adiantará se o seu ouvinte NÃO entender o que você diz. Garanta uma boa qualidade de áudio de sua voz tomando precauções como:

  • Invista em bom equipamento de gravação – um bom microfone, fone de ouvido e interface de áudio ou um bom headset ligados ao computador fazem milagres e o investimento não é tão pesado quanto se imagina. Abordaremos esse assunto com mais detalhes em outro momento
    • Não utilize o celular (MUITO MENOS o microfone do fone de ouvido que vem com ele) para gravar
    • NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA cogite usar o WhatsApp para gravar seu episódio
  • No momento da gravação, procure um lugar tranquilo e sem ruídos ao redor. Recomenda-se um local não muito vazio, pois isso pode gerar “eco” – um escritório, sala ou quarto com vários móveis ao seu redor já faz diferença

 

07. Estética de áudio: seu podcast com uma identidade própria

Com as ferramentas de hoje, qualquer pessoa pode gravar um podcast – basta ligar o gravador de seu celular, falar o que quiser e, depois de pressionar o stop do seu app de gravação, subir para um servidor gratuito de podcast e pronto: seu episódio está no ar. Isso, no entanto, está a anos-luz atrás de um podcast profissional, de qualidade técnica e editorial. É o mesmo que assistir a um programa de TV onde há apenas uma pessoa falando com você sem nenhuma emoção em um ambiente sem cenário ou visitar um site onde há apenas um texto corrido com uma fonte pequena e de difícil leitura.

Um podcast que leve a sua marca ou o nome de sua empresa precisa de “identidade sonora”, aqueles recursos de áudio que você ouve, por exemplo, em um programa de rádio: vinhetas, aberturas, sonoplastias diversas (se for o caso), fundos musicais e outros que podem ser criados para dar o “clima” ao seu programa, aliados ao seu conteúdo e à forma como os apresentadores se expressam para se comunicarem com seu público.

 

08. Abra canais de comunicação e participe deles

Como foi dito antes, podcast é uma conversa quase íntima entre quem fala e quem ouve, no entanto, conversa parte do princípio de que uma pessoa fala enquanto a segunda pessoa ouve para, em seguida, a segunda pessoa falar algo de volta. Como fazer para “dar voz” ao seu ouvinte após ele ouvir o que você disse em seu programa?

A resposta é simples: abra canais diversos de comunicação com seu público. Crie endereços de e-mail e mailing lists, perfis do seu programa em redes sociais, abra seção de comentários em seu site ou blog, divulgue o seu número de WhatsApp ou, se preferir e tiver como, crie um número de WhatsApp exclusivo para o podcast e divulgue esses canais nos seus episódios. Convide os ouvintes a “continuarem a conversa” por esses meios, deixando comentários, mensagens, recados em forma de texto ou áudio… Tudo é válido para que eles participem da forma mais ativa possível.

 

09. Divulgue, divulgue, divulgue!

Ninguém ouvirá seu podcast se ninguém souber que ele existe e não adianta apenas colocá-lo em agregadores famosos como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts e outros para fazer acontecer.

Crie um plano de marketing (de preferência, focado no ambiente digital) para divulgá-lo. Uma boa estratégia de anúncios e posts pagos em redes sociais focada no seu público alvo (relembre o primeiro mandamento), criação de uma base de e-mails sólida e opt-in para anunciar cada episódio por mailing… Desde que sua comunicação tenha sido solicitada e não seja invasiva, vale tudo para que o tipo de persona que queira atrair saiba que você está lá para ela. Se todos os mandamentos anteriores forem seguidos à risca, é questão de pouco tempo para que seus primeiros ouvintes façam a famosa e valiosa propaganda boca a boca, aumentando o número de ouvintes que podem ser convertidos e fidelizados para o verdadeiro objetivo da criação de seu podcast.

 

10. Divirta-se!

Eu sei… Depois de ler tudo isso, parece que é muito trabalhoso e difícil manter uma mídia que exige tanta dedicação, mas acredite: gravar um podcast é uma prática muito divertida e prazerosa de se encaixar no seu cotidiano profissional, com resultados incríveis. Garantimos que você vai se divertir mais a cada episódio que gravar e terá um sentimento de realização a cada episódio que for ao ar e receber retornos através de mensagens, comentários, recados e aumento no número de ouvintes.

Quanto à parte chata do processo (a parte técnica como edição, mixagem e masterização, a criação de identidade sonora, o upload, divulgação, etc.), pode deixar conosco. Estamos aqui para ajudar você a cumprir todos esses mandamentos, um por um, tomando para nós todas as etapas trabalhosas e complexas a fim de que você tenha uma poderosa ferramenta de comunicação à altura de sua marca, serviço ou empresa. Entre em contato conosco e marque uma reunião para conversarmos a respeito e mostrarmos como tudo isso pode ser feito.

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